Carta aberta aos pais ou responsáveis

Aos pais ou responsáveis com carinho,

Receber a sua confiança em orientar profissionalmente seu filho ou filha é uma nobre missão, a qual desempenharei com muito amor, respeito e dedicação.

Sei que a escolha ou reescolha profissional é importante para toda família, envolve tanto as expectativas do (a) jovem na descoberta ou confirmação da profissão que tanto deseja viver, quanto os sonhos que vocês, pais, tem para o futuro profissional dele (a).

E enfrentar esse momento significa para seu filho (a) ser ele (a) mesmo (a) com os outros e se apropriar dos dilemas desta fase.

De um lado o (a) jovem apresenta as dúvidas, angústias, medos e a ansiedade típicas desta etapa de sua vida e por outro lado, vocês pais, vivenciam intensamente este processo com ele (a).

É uma jornada e tanto que todos atravessam!

Uma jornada única como ele (a), acentuada por transformações físicas, psicológicas, emocionais e sexuais, inevitavelmente conflituosa, pois a vida solicita novos papéis e a apropriação de uma nova identidade pessoal e profissional.

Também é caracterizada pela busca de sentido existencial e muitos questionamentos – quem eu sou e o que é significativo para eu existir neste mundo?

Uma jornada que demanda tempo e paciência, de ambos os lados.

E realizar algo no mundo que valha a pena, uma profissão, um trabalho significativo que possibilite os retornos esperados é um grande desafio, não importa o tempo que se vive.

Vocês, pais, já passaram por este processo de escolha, pode ser que não de forma estruturada e com a ajuda de um profissional, ou pelo motivo de que já sabiam o que queriam realizar profissionalmente, mas passaram.

A vida te convocou a fazer suas escolhas profissionais e agora convoca seu filho (a) também.

E eu, orientadora profissional, peço a vocês, pai e mãe, que acolham emocionalmente seu filho (a) com carinho nesta jornada, que sejam compreensivos e deem o espaço que ele (a) necessita, sem pressão, pois a vida já se encarrega disso.

Com certeza ele (a) não quer decepcioná-los e nem desperdiçar seu tempo com más escolhas, porém, elas também ocorrem e fazem parte das lições da vida.

O processo de Orientação Profissional e de Carreira tem o objetivo auxiliar os (as) jovens em suas escolhas profissionais e decisões de carreiras, de forma consciente e refletida. Percorre etapas importantes que consideram:

  • A sua história de vida e as experiências vividas pelo seu filho (a) até este momento.
  • Quem ele (a) é hoje, a percepção que tem sobre si mesmo (a), o modo como se vê, sua personalidade, valores, habilidades, influências familiares e sociais, vulnerabilidades e preferências.
  • A percepção que ele (a) tem sobre trabalho, o que gostaria de realizar no mundo e que diferença pretende fazer na vida das pessoas.
  • O início de um Projeto de Vida estruturado.
  • A capacidade de fazer escolhas importantes, que o (a) ajude a se tornar quem gostaria de ser no futuro.

É um grande exercício de autonomia e liberdade de escolha vivido por ele (a), envolve autoconhecimento e muitas descobertas.

Para Frankl (2019), criador da Logoterapia, abordagem que utilizo em meus atendimentos, o trabalho é uma das possibilidades que temos de atribuir sentido à nossa vida. É na relação que estabelecemos com a tarefa profissional que está contida a possibilidade de realização da nossa existência, não pela tarefa em si, pelo simples fazer, mas pelo modo como escolhemos realizar a tarefa a ser executada.

A busca pelo sentido do trabalho só pode ser feita por cada um de nós, por mim, por você e por seu filho (a) neste momento.

Vou ajudá-lo (a) a ampliar sua consciência na identificação das possibilidades de viver uma profissão significativa, considerando o estilo de vida que deseja e os retornos esperados com o trabalho.

Porém, este processo não é matemático e não faço falsas promessas. Apesar de trabalhar com algumas atividades que envolvem cálculos, o ser humano não se reduz a uma conta matemática e tudo pode acontecer, tanto a escolha final ou mais de uma escolha, quanto a não escolha.

E certamente é um processo de muitos ganhos, que o (a) ajudará a realizar experiências inéditas, criar sua obra, vínculos significativos e construir um futuro próspero de legados valorosos.

Seu filho (a) precisa ser reconhecido (a) por suas escolhas e sentir que qualquer decisão que venha tomar, ele (a) sempre terá o seu amor incondicional.

Boa sorte em seu processo também.

Vamos juntos (as)!

Talita

Compartilhar:
Sobre Mim
Sou a Talita Sabiá Provazzi

Psicóloga, orientadora profissional e de carreira. Por mais de 15 anos, trabalho com o desenvolvimento do potencial humano de adolescentes e adultos e este é um dos sentidos que encontrei em minha vida, um trabalho com propósito que me traz felicidade.

Saiba mais

Newsletter
Novas Postagens
Postagens relacionadas

Populares